FAQ

Os mais frequentes

Perguntas & Respostas

Veja as perguntas frequentes dos nossos clientes sobre o software SBLCore e as fichas de dados de segurança em geral.

Legislação e fichas de dados de segurança em geral

O que é uma ficha de dados de segurança?
A ficha de Dados de Segurança é um documento que garante a transferência de informações na cadeia de abastecimento. Portanto, é indispensável ao lidar com produtos químicos e misturas perigosas.
Como é a ficha de dados de segurança?
A ficha de dados de segurança segue o formato exato estabelecido na UE no anexo II do REACH. Consiste em 16 secções, cujos títulos estão definidos em todas as línguas da UE, pelo que não é possível produzir uma simples tradução individual. Também é definida a informação que cada seção deve conter. Estes devem ser escritos de forma clara e concisa. Os países não europeus são regidos pela sua própria legislação nacional.
Em que idioma deve estar a ficha de dados de segurança?
A língua da ficha de dados de segurança depende do país de destino onde a substância ou mistura será colocada no mercado. A ficha de dados de segurança deve estar sempre na língua oficial do país.
Para que produtos é necessário criar uma ficha de dados de segurança?
A ficha de dados de segurança deve ser elaborada principalmente para as substâncias ou misturas classificadas como perigosas. Em alguns casos, uma ficha de dados de segurança é fornecida mediante pedido, ou seja, para misturas que não são classificadas como perigosas mas contêm uma substância que representa um perigo para a saúde humana ou o ambiente ou para as quais são fixados limites de exposição para o ambiente de trabalho.
Quais produtos não precisam de uma ficha de dados de segurança?
Não há necessidade de criar uma ficha de dados de segurança para medicamentos veterinários, cosméticos, produtos farmacêuticos, alimentos ou alimentos para animais. Outro grupo são objetos que assumem uma certa forma durante a produção. Para estes, no entanto, uma ficha de dados de segurança é frequentemente usada para transmitir informações importantes sobre o produto final.
Quem precisa de uma ficha de dados de segurança?
Qualquer pessoa que manipule produtos químicos ou misturas de alguma forma. Isso pode significar o fabricante, importador, distribuidor e até mesmo o usuário a jusante.
Quem pode criar uma ficha de dados de segurança?
A ficha de Dados de Segurança deve ser elaborada por uma pessoa competente e regularmente treinada. A frequência e quem deve realizar a formação já não são definidas pela legislação. SBLCore é capaz de fornecer treinamento. O participante recebe um certificado após o treinamento. Fornecemos treinamento para até 5 pessoas ao mesmo tempo.
Como posso determinar a classificação de uma mistura?
A classificação dos produtos é realizada com base nas regras estabelecidas no Regulamento CLP. A classificação deve ser efetuada com base nos perigos e concentrações dos ingredientes e nos respetivos dados toxicológicos e ecotoxicológicos. Com certos riscos, as características físicas do produto ou dos ensaios laboratoriais também podem entrar no cálculo. O software SBLCore pode ajudá-lo a calcular a classificação.
O que é a revisão de uma ficha de dados de segurança e quando é realizada?
Uma revisão é uma atualização das informações contidas numa ficha de dados de segurança. A razão mais comum é uma alteração da fórmula ou, por exemplo, uma atualização do formato da ficha de dados de segurança estabelecida no anexo II do REACH. Novas substâncias com classificação harmonizada também são frequentemente modificadas ou introduzidas.
O que deve conter o rótulo?
O rótulo do produto deve ser criado com base na secção 2.2 da ficha de Dados de Segurança. É importante assegurar que a ficha de dados de segurança e o rótulo são compatíveis, uma vez que as informações fornecidas devem ser idênticas.

Software SBLCore e tudo ao seu redor

Para quem é adequado o software?
O software é projetado para qualquer pessoa que manipule produtos químicos e misturas de qualquer maneira e que precisa criar fichas de dados de segurança para eles, ou para converter fichas de dados de segurança em sua posse para outro idioma.
Quem pode trabalhar no software?
Como resultado do ambiente fácil de usar e intuitivo, o software é adequado não só para aqueles com experiência na criação de fichas de dados de segurança, mas também para iniciantes sem conhecimento da legislação química.
O que o software pode ajudar?
SBLCore é uma ferramenta abrangente que irá ajudá-lo a criar uma ficha de dados de segurança em 27 idiomas, bem como projetar rótulos, gerar um código UFI e notificá-lo ao portal PCN. O software também garante o arquivamento de todas as fichas de dados de segurança e seus documentos de apoio, e monitora a precisão legislativa e a validade atual da ficha de dados de segurança. Uma característica importante é a classificação automática do produto, que o software calcula a partir dos dados de entrada.
O que está incluído no software?
O software contém uma base de dados de substâncias com classificação harmonizada de acordo com o anexo VI do Regulamento CLP e substâncias que devem seguir as orientações sobre limites de exposição para o ambiente de trabalho. É também incluída uma função de pesquisa de substâncias na ECHA, que permite importar uma substância diretamente da base de dados da ECHA para a base de dados de software. Contém igualmente uma base de dados sobre os limites nacionais de exposição disponíveis. O software também inclui um banco de dados de frases em todas as versões linguísticas disponíveis.
O que fazer se a substância não estiver na base de dados SBLCore?
A base de dados contém principalmente substâncias com classificação harmonizada e substâncias para as quais são fixados limites de exposição ocupacional. Se a substância não estiver na base de dados, pode ser recuperada e importada para a base de dados de software diretamente a partir da base de dados da ECHA. Alternativamente, é também possível adicionar uma substância ao banco de dados manualmente, com base nas informações contidas na ficha de dados de segurança subjacente.
Quais são as opções de software disponíveis?
As opções disponíveis são SBLCore Blue – assinatura de software, ou SBLCore Green – a compra de uma licença perpétua. Para fins educacionais, oferecemos uma versão gratuita do SBLCore Edu.
Onde os dados são armazenados?
No SBLCore Green, o banco de dados está localizado no computador ou servidor da empresa. O local de armazenamento é para o usuário escolher. O backup de dados está totalmente sob seu controle. No SBLCore Blue, o banco de dados é armazenado na nuvem, onde é feito backup automaticamente. Os dados podem ser acessados de qualquer lugar.
Quantas fichas de dados de segurança podem ser criadas no software?
Um número ilimitado de fichas de dados de segurança pode ser criado em ambas as variantes de software.
Como funciona o teste de software?
Depois de enviar o formulário de inscrição, o download de avaliação começará, que deve ser instalado em seu dispositivo Windows. Esta versão está disponível gratuitamente por 14 dias após a instalação. A versão de avaliação não é limitada em termos de recursos de software, exceto para a exportação de documentos de saída, que são marcados com água. Seções aleatórias são escondidas na pré-visualização. Os dados criados podem ser convertidos para a versão completa. O download da versão de avaliação não obriga você a encomendar a versão completa do software e não há taxas.
Com quais dispositivos e sistemas operacionais o software é compatível?
Todos os tipos de software podem ser usados em dispositivos Windows (a partir do Windows 8.1 e superior). O sistema operacional macOS não é suportado diretamente, mas o software pode ser executado com a ajuda do Windows virtualizado. O software não pode ser usado em dispositivos móveis ou tablets.
Em quantos computadores posso usar o software?
Um usuário pode instalar o software em até três dispositivos (PC ou laptop).
O SBLCore permite a importação de fichas de dados de segurança criadas fora do nosso software?
Importar quaisquer arquivos não-sbl suportados pelo SBLCore não é possível por padrão. Importar dados externos pode ser resolvido individualmente por arranjo.
Como funciona a minha assinatura SBLCore Blue?
O período mínimo de aluguer é de 1 mês. As assinaturas podem ser encerradas a qualquer momento, mas não antes de 1 mês após a última alteração nas configurações da assinatura (ou seja, adição de um estado ou usuário).
Como encerro a minha assinatura do SBLCore Blue?
O software pode ser simplesmente encerrado em uma data selecionada nas configurações de assinatura na interface do software ou no portal do cliente SBLCore, que também pode ser acessado através do site.
O que acontece aos dados armazenados no software após a minha assinatura SBLCore Blue terminar?
Recomendamos que você faça backup de quaisquer dados que você crie antes de terminar sua assinatura. O software irá notificá-lo deste passo quando você cancelar sua assinatura. Os dados serão removidos permanentemente do software 14 dias após a rescisão. Durante este período, o acesso ao software está disponível e os dados ainda podem ser baixados, mas não é mais possível utilizar os recursos do software.
Posso renovar minha assinatura de software SBLCore?
A renovação da subscrição é possível através do login no portal de clientes SBLCore ou através de um representante de vendas. Se a assinatura for renovada mais de 14 dias após o fim da assinatura original, os dados originais criados não estarão mais disponíveis na interface do software.
Como funcionam as traduções das fichas de dados de segurança?
SBLCore contém um banco de dados de frases que são traduzidas para todas as versões linguísticas disponíveis no software. As frases que contêm legislação não são meras traduções, mas aderem à própria redação das regulamentações nacionais. Graças a este recurso, o software é capaz de virar a ficha de dados de segurança de forma simples e correta em outro idioma. Se um usuário estiver faltando uma frase ou quiser alterar sua redação, ele pode criar sua própria frase junto com quaisquer traduções.
Como identificar uma ficha de dados de segurança desatualizada no software e como revisá-la?
O SBLCore indica a necessidade de atualizar um documento utilizando uma função de «luz de trânsito», que destaca o antigo formato da ficha de dados de segurança, substâncias obsoletas ou parâmetros de controlo obsoletos. Quando você pressiona o botão «Review», o software atualiza automaticamente a ficha de dados de segurança. Duas versões do documento são então armazenadas no banco de dados – o original (arquivado) e a nova ficha de dados de segurança.
Pode-se criar cenários de exposição no SBLCore?
Não é possível porque não foi definido um formato uniforme para o cenário de exposição. No entanto, o software permite anexar o cenário de exposição à ficha de dados de segurança como anexo.
O software é capaz de determinar o ADR da mistura?
Todas as empresas cujas atividades envolvem o transporte de produtos perigosos acima do limite especificado devem nomear pelo menos um consultor de segurança treinado em transporte. O software não é capaz de classificar o produto por ADR.
Os documentos de apoio incluem uma declaração H que não é oferecida pelo software (por exemplo, H320, H333). Porquê?
A União Europeia cumpre os regulamentos CLP e REACH ao abrigo da legislação em matéria de produtos químicos. As orientações que esclarecem as regras de rotulagem e embalagem do Regulamento CLP são tomadas do Sistema Globalmente Harmonizado (SGA). Este documento contém um grande número de declarações normalizadas, pelo que, se um utilizador tiver uma ficha de dados de segurança no formato GHS, poderá não poder transpor nenhuma das frases no âmbito da transferência de informações na cadeia de abastecimento da UE.

Suporte ao usuário e outros serviços

Que suporte oferecemos aos usuários?
O helpdesk pode ser contactado em support@sblcore.com. Você também pode entrar em contato conosco através do formulário de contato, que pode ser usado para enviar uma consulta direta de suporte. Nós sempre respondemos a todas as perguntas o mais rápido possível.
Quais manuais estão disponíveis para trabalhar em software?
Vídeos tutoriais detalhados estão disponíveis para nossos clientes e podem ser acessados a partir do site SBLCore ou do nosso canal YouTube. As instruções detalhadas também estão disponíveis na interface do software.
Que tipos de treinamentos oferecemos aos clientes?
1) Treinamento de software SBLCore
2) Criação de fichas de Dados de Segurança
3) Criando fichas de dados de segurança com treinamento de mistura de fórmulas

Notificação ao portal PCN e códigos UFI

O que é UFI e para que serve?
O UFI ou Identificador Único de Fórmula é um código único que é exigido ao notificar misturas perigosas ao portal PCN e também é uma parte obrigatória do rótulo. O UFI consiste de 16 caracteres e tem o prefixo uniforme UFI (por exemplo, UFI: U910-D0V9-D00J-R9D3). O número de IVA de uma empresa e o chamado código de fórmula numérica são necessários para criá-lo. Mais informações sobre o UFI podem ser encontradas na página do gerador da web.
O que é PCN e quais misturas devem ser notificadas?
O PCN é um portal criado pela União Europeia e gerido pela ECHA. Destina-se à apresentação de informações sobre misturas químicas perigosas. As misturas com perigo para a saúde humana ou com perigo físico devem ser notificadas. A apresentação inclui um código UFI, que também é um elemento obrigatório da etiqueta. As informações devem ser apresentadas num formato especial i6z.
O que é necessário para criar um código UFI?
Para criar um UFI, é necessário um número de IVA da empresa e um chamado código de fórmula numérica. O código da fórmula numérica pode ser qualquer número. A única necessidade é escolher uma forma sustentável de numeração do produto, para que dois produtos com fórmulas diferentes não contenham a mesma UFI. É possível utilizar, por exemplo, um sistema interno de numeração de produto para selecionar o código da fórmula numérica.
Como é o UFI e onde está indicado?
O UFI é uma parte obrigatória da etiqueta e deve estar em forma legível e indelével. A abreviação «UFI» é uniforme, ou seja, imutável em todas as línguas da União Europeia e precede o próprio código, que tem sempre 16 caracteres. O código é então apresentado no formato UFI: U910-D0V9-D00J-R9D3.
Quem é obrigado a apresentar um relatório?
Uma obrigação primária aplica-se aos importadores que compram um produto fora do Espaço Econômico Europeu e o colocam no mercado da UE, assim como aos utilizadores a jusante que misturam as suas próprias misturas ou interferem na embalagem de um produto. Além disso, a obrigação também pode aplicar-se aos distribuidores. Esta etapa deve ser assegurada quando a obrigação de notificação não tenha sido assegurada pelo importador ou pelo utilizador a jusante.
Que informações são necessárias na notificação?
A notificação estende as informações obrigatórias em relação aos requisitos originais. Por exemplo, é necessário um código UFI, 70% da composição do produto, o tipo e o tamanho da embalagem, as categorias de produtos de acordo com o Sistema Europeu de Classificação de Produtos (EuPCS), bem como informações sobre os perigos do produto, elementos de rotulagem, informações toxicológicas e informações sobre propriedades físico-químicas.
A partir de quando é aplicável a obrigação de notificação?
A data de notificação varia de acordo com o uso do produto. Para utilização comercial e profissional, a obrigação de notificação é aplicável a partir de 1 de janeiro de 2021. No caso das misturas para utilização industrial, a data é 1 de Janeiro de 2024. No caso dos produtos que, historicamente, tenham sido notificados nos termos das regras nacionais e que não tenham alterado a sua composição ou classificação, as notificações originais permanecem válidas até ao final de 2024. A partir de 1 de Janeiro de 2025, todas as misturas perigosas no mercado devem ser notificadas em conformidade com os requisitos do anexo VIII do Regulamento CLP.
Para quem são transferidas as informações?
O notificador deve apresentar informações a todos os Estados-Membros em que a mistura foi colocada no mercado. Esta informação é então disponibilizada aos centros de toxicologia de venenos e pessoal de resposta à saúde. Essas entidades são determinadas por cada Estado a nível nacional.
Onde posso obter o código da fórmula numérica?
O código numérico da fórmula, juntamente com o número de IVA ou a chave da empresa, é necessário para criar o chamado código UFI. Este número é totalmente gerenciado pela empresa criadora da UFI e pode ser qualquer número de 0 a aproximadamente 268 milhões. É possível utilizar, por exemplo, o sistema de numeração de empresas existente, códigos de fórmula ou parte do código EAN.
Onde posso obter a chave da empresa?
Caso a empresa não tenha IVA ou não queira utilizá-lo, é possível utilizar a chave da empresa para gerar o UFI. A chave pode ser obtida no gerador UFI baseado na web e pode ser usada repetidamente para geração de UFI. Portanto, recomendamos o seu armazenamento.

Compre uma assinatura SBLCore Blue

Como posso assinar o software?
O software pode ser subscrito diretamente no site na seção Preço. Você também pode pedir o software com a ajuda do nosso departamento de vendas (sales@sblcore.com).
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
As assinaturas podem ser encomendadas como um plano mensal ou anual. Oferecemos um plano anual com preço com desconto.
Posso alterar as configurações da minha assinatura?
As configurações de assinatura podem ser ajustadas no portal do cliente ou nas configurações do software. É possível adicionar ou remover usuários e estados, alterar informações de pagamento e também encerrar sua assinatura.
Como posso adicionar um serviço durante uma assinatura (outro estado ou usuário)?
Os estados ou usuários podem ser facilmente adicionados ou alterados no portal de clientes. Com um plano mensal, você não pode encerrar sua assinatura até 1 mês depois de adicionar um estado ou usuário.
Como posso cancelar minha assinatura?
Você pode cancelar sua assinatura no portal do cliente ou no software clicando em Assinatura -> Cancelar assinatura. Com um plano mensal, sua assinatura pode ser encerrada em uma data selecionada, mas não antes de 1 mês calendário após sua última compra do serviço.
Quais métodos de pagamento são aceitos?
As assinaturas podem ser pagas por cartão de pagamento ou transferência bancária.
Como funciona o faturamento de assinatura ao pagar com cartão?
Para o primeiro pedido pago pelo cartão de pagamento, o pagamento da assinatura é feito com antecedência. Uma fatura é emitida ao mesmo tempo. Com um plano mensal, todos os pagamentos subsequentes são cobrados retroativamente após o final de cada mês civil. Quando um plano anual adiciona outro estado ou usuário durante a assinatura, esses serviços também são faturados retroativamente após o final de cada mês civil. Quando você renova sua assinatura anual, o valor da assinatura aplicável para o próximo ano será cobrado novamente e cobrado com antecedência do seu cartão de pagamento. As faturas são enviadas eletronicamente para o endereço de e-mail fornecido durante a encomenda. Todas as faturas emitidas estão disponíveis no portal do cliente.
Como funciona o faturamento de assinatura ao pagar por transferência bancária?
Para a primeira e cada encomenda subsequente do plano anual paga por transferência bancária, também é emitida uma fatura com um prazo de 14 dias. Para a primeira e cada encomenda subsequente do plano mensal, uma fatura é emitida retroativamente após o final de cada mês civil em que o software foi ativado. As faturas são enviadas eletronicamente para o endereço de e-mail fornecido durante a encomenda. Todas as faturas emitidas estão disponíveis no portal do cliente.

Que legislação estão sujeitos os produtos químicos e as misturas?

REACH

O REACH abrange não apenas o registo, a avaliação, a autorização e a restrição de produtos químicos, mas define principalmente o formato e o conteúdo das fichas de dados de segurança. O formato das fichas de dados de segurança é especificado no anexo II do presente regulamento. As fichas de dados de segurança dos materiais constituem uma fonte essencial de informação sobre produtos químicos ou misturas e constituem uma parte essencial da cadeia de abastecimento.

REGULAMENTO (CE) N.o 1907/2006 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos (REACH), que cria a Agência Europeia dos Produtos Químicos

CLP

O Regulamento CLP trata da classificação, rotulagem e embalagem de produtos químicos e misturas. A classificação é uma parte importante da ficha de dados de segurança. Com base nisso, os textos para todas as seções são definidos. Como parte da rotulagem, o Regulamento CLP estabelece regras para o tamanho do símbolo e de toda a etiqueta, dependendo do tamanho da embalagem. O regulamento inclui igualmente o anexo VI, que define as substâncias com classificação harmonizada.

REGULAMENTO (CE) N.o 1272/2008 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas

Biocidas

O regulamento sobre biocidas trata da colocação no mercado e da utilização de biocidas. Um biocida é um produto que serve para destruir, repelir ou incapacitar organismos nocivos. Em particular, o regulamento define a rotulagem dos biocidas, que tem as suas próprias especificidades (por exemplo, a indicação da substância ativa e da sua concentração). Cada produto biocida só pode conter substâncias ativas provenientes de fornecedores aprovados ou, se for caso disso, substâncias ativas que estejam a ser revistas e que só devem ser utilizadas para o tipo de produto biocida aprovado.

REGULAMENTO (UE) N.o 528/2012 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo à disponibilização no mercado e à utilização de produtos biocidas

Detergentes

O Regulamento de Detergentes trata da lavagem de pratos, lavandaria e produtos de limpeza. Distingue se um detergente é vendido apenas a utilizadores profissionais ou ao público em geral, para os quais estabelece regras de rotulagem mais rigorosas. Estabelece igualmente regras relativas à biodegradabilidade dos produtos e ao seu teor em fosfatos. Com detergentes, é necessário processar as chamadas fichas de dados, que são divididas em dois tipos, para profissionais de saúde ou o público em geral.

REGULAMENTO (CE) N.o 648/2004 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO, relativo aos detergentes

Tem outras perguntas para as quais não encontrou a resposta?

Nossos clientes

Junte-se a mais de 750 empresas que já utilizaram nossos produtos ou serviços com plena satisfação.

  • Škoda logo
  • Colorlak logo
  • Stachema logo
  • PrgAero logo
  • Baumit logo
  • Hexpol logo
  • Severochema logo
  • Mol logo
SBLCore logo

Oferecemos soluções para a criação e gestão de fichas de dados de segurança. Vamos tratar da administração geral associada à criação, classificação e arquivamento das fichas de dados de segurança. O software SBLCore é projetado para todos os fabricantes, importadores, distribuidores e vários usuários de produtos químicos e misturas.

Precisa de algum conselho?

Fique em contato

SBLCore s.r.o.

Sezemická 2757/2
Praha 9, Horní Počernice
República Checa

ID: 04278968
NIF: CZ04278968

Kontakt

Telefone: +420 731 390 417

Email: sblcore@sblcore.com

© 2024 SBLCore

YouTube
LinkedIn
24.5.8

Usamos cookies

Usamos cookies no nosso site para entender o comportamento dos nossos visitantes, para que possamos oferecer conteúdo de acordo com as suas preferências.

Mais sobre cookies ×
Cookies funcionais
Este site utiliza cookies necessários, cruciais para o seu bom funcionamento. Irá garantir a correta visualização da página, possibilitar o envio de formulários e funções similares necessárias. Estes cookies técnicos não podem ser desligados.
Cookie Domínio Validade Descrição Processador
sblcore_cc www.sblcore.pt 1 ano Armazena o consentimento do usuário para a utilização de cookies. SBLCore s.r.o.
Fly www.sblcore.pt Sessão Armazena informações sobre a sessão do usuário. SBLCore s.r.o.
Cookies analíticos
Utilizamos cookies analíticos para avaliar o desempenho do nosso site. Utilizamos estes cookies para monitorizar o número de visitas, as fontes de tráfego e o comportamento dos utilizadores no nosso website - por exemplo, descobrimos que informações procuram e que informações são mais importantes para eles. Essas informações nos ajudam a otimizar o site e melhorar nossos serviços.
Cookie Domínio Validade Descrição Processador
_ga www.sblcore.pt 2 anos ID usado para identificar usuários. Google
_ga_0FGL9THVGW www.sblcore.pt 2 anos ID usado para identificar usuários. Google
_ga_QSNV7KJ8MQ www.sblcore.pt 2 anos ID usado para identificar usuários. Google
Cookies de marketing
Os cookies de marketing são usados para exibir anúncios relevantes com base nas suas preferências. Este conteúdo personalizado, utilizado pelos nossos parceiros, pode aparecer em diversos websites. Se não escolher estes cookies, o número de anúncios não será alterado, mas deixarão de ser adaptados aos seus interesses.
Cookie Domínio Validade Descrição Processador
_gcl_au www.sblcore.pt 3 meses Ele usa o Google AdSense para experimentar a eficácia da publicidade em sites usando seus serviços. Google